Santos pagou uma fortuna por meia peruano: Das maiores da história
No memória santistas de hoje, vamos relembrar uma das contratações mais caras da história alvinegra. Após sua passagem no Peixe por meio de empréstimo, em 2019, o alvinegro oficializou a aquisição dos direitos federativos do meia-ofensivo Christian Cueva. Para tomar posse do peruano, o clube brasileiro pagou ao Krasnodar, da Rússia, US$ 7 milhões (cerca de R$ 43 milhões na cotação da época) pelo jogador.
Em várias oportunidades, o departamento de futebol do Santos oficializou contratações de peso, mas nem todas trouxeram retorno dentro das quatro linhas. A prova disso está em Cueva, que ao longo de uma temporada disputou somente 16 partidas. O baixo rendimento do peruano foi tão abaixo, que o alvinegro paulista não pensou duas vezes antes de abrir mão de sua renovação.
É válido destacar que a motivação por detrás da baixa produtividade estava diretamente ligada aos problemas extracampo adquiridos no Santos. Como resultado das divergências internas, o Alvinegro Praiano acionou a FIFA para recuperar parte do investimento feito em sua contratação. Sem sucesso, o jogador foi transferido ao Pachuca, do México.
Trajetória para além do Santos
Formado nas categorias de base do Huamucho, do Peru, Christian Alberto Cueva Bravo acumulou extensa bagagem de equipes defendidas ao longo de sua carreira. Ainda em seu país de origem, o meia vestiu as cores do Alianza Lima, San Marín, César Vallejo e Cienciano. Por sua vez, figurou entre Unióm Espãnola (Chile), Rayo Vallecano (Espanha), Toluca (México), São Paulo, Krasnodar (Rússia), Santos, Pachuca (México), Malatyaspor (Turquia) e Al-Fateh (Arábia Saudita).
Como resultado de suas oscilações dentro e fora das quatro linhas, Cueva ficou sem clube entre fevereiro e setembro de 2024. Atualmente no Cienciano, o ex-Santos disputou nove jogos e marcou dois gols. No mais, seu contrato tem validade até dezembro de 2025, quando terá completado 34 anos.